AQUA no campeonato gaúcho de atletismo adulto

Realizou-se, nos dias 10 e 11 do corrente, na Sogipa, Porto Alegre, o Campeonato Gaúcho de Atletismo Adulto com participação de três quaraienses, integrantes da AQUA-Associação Quaraiense de Atletismo, onde obtiveram excelentes resultados para nossa cidade. Dois atletas quaraienses, por motivos particulares, não se fizeram presente.

A AQUA foi criada pelo vereador Renan Lucho Bender, que doa 12% do seu salário de vereador para esta entidade, contribuindo para o resgate e desenvolvimento do atletismo em Quaraí, bem com a busca do encaminhamento de nossa juventude, como atletas e cidadãos.

A Associação Quaraiense de Atletismo tem como treinadores o experiente Lujo Xavier e seu filho Federico Xavier, formado em Educação Física em Cuba, uma das mais importantes escolas de atletismo do mundo e por isso os excelentes resultados de seus atletas em nível estadual, uruguaio, brasileiro e internacional.

Renan relata que, após ver sua filha Gabriela Bender destacar-se, a nível estadual e federal, no atletismo, teve a necessidade de colaborar, efetivamente, com o atletismo e nossa juventude quando resolveu criar a AQUA e convidar para treinadores os já referidos e capacitados técnicos de atletismo.

“A gurizada pediu para treinar comigo depois que a Gabriela começou a destacar-se nas corridas; acompanhando os JERGS, comecei a identificar e convidar outros jovens, daí surgiu a ideia de formar a AQUA e, que após constituída, resolvi doar 12% do meu salário bruto(20% salário liquido) para o treinador Federico Xavier para que treine nossos jovens, pois já desenvolvia um trabalho com a gurizada em Artigas, dando seqüência ao trabalho do pai, Lujo Xavier”, comenta o vereador Renan.

Através da AQUA, quatro quaraienses, indicados ao treinador Jorge Peçanha, foram para Santa Cruz do Sul, como atletas da UNISC, hoje equipe AMO, sendo que a Valéria Pires e o Vinicius Freitas cursam as faculdades de Educação Física e Biologia, respectivamente, na Universidade de Santa Cruz- UNISC, de forma gratuita. O Mario Pires retornou para servir o Exército Brasileiro e a Gabriela por ter terminado o 2º grau.

“Sou um apaixonado pelo atletismo e mais, pelas possibilidades que ele abre para a juventude, pois, devido a isto, hoje temos dois quaraienses cursando faculdades em Santa Cruz, ambos estão bem empregados e com um futuro promissor pela frente, mesmo o Mario, no Exército, está muito bem e a Gabriela vislumbra ir para os Estados Unidos cursar a faculdade como bolsista de alguma Universidade. Nosso trabalho, de forma modesta e silenciosa, vem dando certo, mas é chegada a hora do engajamento de nossa sociedade, para isto estaremos promovendo palestra e reunião para, efetivamente mostrarmos este trabalho que, fora de Quaraí, surpreende a todos, pois, com uma população de pouco mais de 22 mil habitantes, temos cinco(5) craques do atletismo gaúcho. Necessitamos ampliar as vagas de treino (10 vagas) para a gurizada que quer e merece, pois, hoje, existem muitos meninos e meninas, em nossa cidade, com potencial. Este trabalho está longe de ser um trabalho amador, inclusive acredito que somente trabalhando profissionalmente, com treinadores remunerados, é que conseguiremos evoluir, não é muito o que necessitamos, mas estaremos solicitando a colaboração de quem queira ajudar nossa gurizada”, conclui Renan Bender.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *