ARTIGAS NO URUGUAI TEM O SEU PRÓPRIO CARNAVAL BRASILEIRO.

O povo de Artigas, o departamento mais ao norte do Uruguai celebrou nesta semana os três dias mais intensos do ano em que a capital se veste de penas e samba para comemorar o carnaval, com os melhores ingredientes de uma festa carioca, mas em chão “charrua”.

Artigas é uma cidade fronteiriça, separada da cidade brasileira pelo rio Quaraí. Cerca de 30 anos atrás, uma autoridade do Quaraí decidiu acabar com a festa de carnaval que era foi feito por aqui. Foi então que o povo de Artigas começou a criar o que agora é a principal festa da região.

Muitos daqueles que participavam do carnaval brasileiro, ainda atravessam a fronteira para trabalhar com as escolas uruguaias, demonstrando uma “fraternidade entre os dois países”. Neste departamento, batizado com o nome do herói da República Oriental do Uruguai, José Artigas e com cerca de 73.000 habitantes, toda esta festa tem um ar de grandes carnavais brasileiros.

Se um estrangeiro não sabe que está no Uruguai poderia pensar tranquilamente que está situado no país do samba, porque as cores, penas, dança, música e até mesmo a linguagem são idênticos, e as letras dos enredos estão em Português.

O Carnaval, além de encher a cidade com uma atmosfera festiva, gerou um grande movimento de dinheiro. O evento é reconhecido pelo Ministério da Cultura daquele pais e a cada edição ganha mais simpatizantes que chegam de todas partes.

Neste ano a grande Campeã foi a Escola do Bairro Rampla, mais sem dúvidas o grande vencedor é o povo de Artigas, que transforma, edita e melhora a cada edição o seu maior evento cultural: o Carnaval brasileiro em solo uruguaio.

FOTO: GUSTAVO CARVALHO / DIÁRIO LA NOTICIA.

Patrocínio: MADENORTE e MM MODAS.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. felipe disse:

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *