Exemplo que vem da Escola Municipal João Tubino

As mãos que escrevem, desenham e resolvem operações matemáticas são as mesmas que se misturam a terra para plantar, cultivar e colher. O exemplo vem da Escola Municipal João Tubino com a reativação da estufa, o plantio e cultivo de verduras para consumo durante as refeições na escola.

A Escola Municipal João Tubino está localizada na zona rural de Quaraí, região do Areal – Passo do Meio a 23 km da área urbana. Conta hoje com 57 alunos matriculados, distribuídos de 1º à 9º ano do Ensino Fundamental, sua equipe é formada por 14 professores e três funcionários, que estão realizando um trabalho diferenciado.

Por meio de ações práticas, orientados por professores e funcionários, estudantes assumem a condição de “pequenos agricultores” e vivem a experiência de consumir os alimentos que ajudam a cultivar com as próprias mãos. Os alunos plantam e aprendem sobre temas relacionados ao meio ambiente, ao passo que assimilam outros aprendizados que são associados a essa atividade.

A educação vem passando por um processo de transformação e compreensão sobre o que é realmente aprender e viver momentos que moldarão a personalidade pra sempre das pessoas, assim como potencializar o seu desenvolvimento cognitivo, aspecto fundamental para um ser humano questionador e atuante na sociedade. Uma das coisas em que mais acreditamos é na experiência que se transforma em aprendizado, afirma a Secretária Municipal de Educação Taíla Lemes, que parabeniza a equipe da escola por desenvolver este trabalho.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *