Miguel Proença apresenta o Projeto Piano Brasil no Clube Comercial

Oitava edição do projeto Piano Brasil, com Miguel Proença, percorrerá 15 cidades brasileiras, com recitais, ensaios abertos e masterclasses.

A sonoridade da música clássica brasileira é um compromisso do pianista Miguel Proença. O gaúcho de Quaraí trilhou um percurso que busca valorizar a história do seu País no plano nacional e internacional. Da infância o pianista brasileiro Miguel Proença relembra a dificuldade de não ter convivido com a música erudita. Apesar do encanto pelo gênero, foi só aos 15 anos de idade que ouviu o primeiro concerto de piano. A partir daí a trajetória que lhe proporcionaria notoriedade internacional, começou a ser construída e, entre os reconhecimentos, passou a figurar no ‘hall da fama’ da Steinway&Sons, em Hamburgo, na Alemanha, junto a outros grandes pianistas.

O projeto Piano Brasil, consolidado como uma das principais iniciativas da música erudita brasileira dos últimos anos teve sua estreia em Novo Hamburgo, dia 31 de março de 2016, já esteve em 150 cidades brasileiras, e passará por todo o país, de norte a sul, entre os meses de março e outubro de 2016. As cidades beneficiadas são:

Região Sul: Novo Hamburgo/RS, Quaraí/RS e Joinville/SC;

Região Sudeste: Campinas/SP, São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Uberaba/MG, Juiz de Fora/MG e Rio de Janeiro/RJ;

Centro-Oeste: Goiânia/GO e Cuiabá/MT

Nordeste: São Luiz/MA, Teresina/PI e Aracaju/SE;

Norte: Belém/PA

Piano Brasil VIII com Miguel Proença oferecerá 15 recitais a preços máximos de R$20,00; 15 ensaios abertos destinados à rede pública de ensino, onde será distribuída às crianças uma cartilha gratuita ilustrativa, criada exclusivamente para este projeto, voltada para a iniciação à música erudita brasileira, transformando os ensaios em uma espécie de show-aula. O texto da cartilha é assinado pelo Maestro Ricardo Prado e as ilustrações ficaram sob responsabilidade de Bruna Assis Brasil. A fim de promover os jovens artistas locais, o pianista irá ministrar também 15 masterclasses gratuitas nos conservatórios ou escolas de música das cidades visitadas, tendo como público-alvo músicos, alunos, pedagogos e arte/educadores.

O Projeto Piano Brasil VIII adota ainda as seguintes ações de contrapartidas: todos os serviços e fornecedores contratados para a execução do projeto são de pequenos empresários locais e todo o lixo produzido durante os recitais será destinado à reciclagem. Recipientes de coleta seletiva serão disponibilizados no foyer dos teatros e os resíduos resultantes dessa ação direcionados a uma cooperativa local de reciclagem. A acessibilidade também é uma questão abordada no projeto: todos os recitais serão realizados em teatros com acessos para deficientes físicos, como rampa e elevadores, assistentes, além de assentos especiais reservados aos cadeirantes.

A apresentação em Quaraí está prevista para o dia 23 de abril às 20h30min no Clube Comercial, e o ensaio aberto para escolas públicas para o dia 25, às 14 horas no mesmo local.

O patrocínio exclusivo é do BNDES. A realização é da Delphos Produções, Branco Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Foto: Arquivo

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *