Professor Diehl: 70 anos na busca constante por uma educação de qualidade.

O Instituto Estadual de Educação Prof. Diehl realiza há 70 anos um trabalho em prol da educação de qualidade, onde o aluno possa desenvolver-se em todos os aspectos, tendo como filosofia “Educar para Libertar”. A origem desta importante escola, oficialmente, data de 16 de novembro de 1946, através do decreto nº 2.143, que criou o Ginásio Estadual de Quaraí, que iniciou suas atividades em março de 1947, com uma única turma formada por 49 alunos.

Hoje, conta com aproximadamente 1.100 alunos, distribuídos entre os três turnos de funcionamento, nas modalidades Ensino Fundamental, Medio Politécnico, Curso Normal e Aproveitamento de Estudos, sob a direção da professora Carla Granês Salines.

História

Um dos maiores nomes do magistério de Quaraí nasceu em São Leopoldo em 4 de Maio de 1871. Em 1891, com apenas 20 anos, formou-se na Escola Normal em Porto Alegre. Posteriormente, lecionou em São José do Norte e em Rio Grande. Ainda jovem, chegou em Quaraí onde casou-se com a quaraiense Benjamina Elizalde Dielh com quem teve cinco filhos. Fundou o colégio elementar de Quaraí em 18 de junho de 1921. Exerceu o cargo de diretor durante anos.

O professor José Dielh contribuiu de forma expressiva e decisiva para a educação e a cultura do município. Deixou um legado de dedicação e amor à cidade. Além do magistério, foi conselheiro municipal entre os anos de 1912 e 1916.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *