Renan Bender fala do Meio Ambiente com Desenvolvimento Sustentável.

O vereador Renan Render publicou, em sua página pessoal do Facebook, sua manifestação proferida na 1ª Oficina de apresentação da “Avaliação Ecológica Rápida e Plano de Ação da Várzea do Quaraí”, promovida pela Secretária do Meio Ambiente – SEMA, onde afirmou que Quaraí, como sociedade, não pode ser penalizada e deixar de explorar riquezas como a Energia Eólica e as pedras Coralinas, Ágatas e Ametistas em detrimento de reservas ambientais.

“Há muito, falo destas riquezas, que são nossas e, na verdade, não exploradas em Quaraí. Quando iniciei meu mandato, fui atrás de situações que, por comprovação cientifica, podem alterar nossa matriz produtiva, com ganhos nas áreas de emprego, renda e tributos para a nossa coletividade. Sem dúvidas, as gemas encontradas em Quaraí, bem como, o corredor de ventos que passa por cima do nosso município são duas riquezas que temos de explorar e que, com a pretensão de Órgão de Governo de promoverem a demarcação de Reservas Ambientais em Quaraí, virão dificultar suas explorações. Perderemos muito, como sociedade, se, devido à criação de Reserva Ambiental,não pudermos disfrutarmos da valiosa contribuição que a exploração da Eólica e Minerais podem proporcionar a Quaraí”, relata o vereador.

Estavam presentes na reunião biólogos da SEMA, representantes do Comité de Bacia do Rio Quaraí, representantes de Universidades e dos Municípios de Quaraí, Barra do Quaraí e Uruguaiana, onde o vereador, em sua argumentação, mostrou aos participantes duas publicações, o Mapa Eólico do Rio Grande do Sul e Estudos de Basaltos da Fronteira Oeste (Departamento Nacional de Produção Mineral- DNPM), que comprovam a grande potencialidade para exploração das referidas riquezas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *