Sábado 13 é o Dia D no combate a dengue.

Sábado (13) é o Dia Nacional de Combate à Dengue, data que marca o início do período em que os cuidados para evitar a presença do mosquito Aedes Aegypti devem ser redobrados. Em Quaraí, a Secretaria Municipal da Saúde contará com o apoio do 5º RCMec, trabalhando em equipe onde os profissionais estarão orientando a população sobre as formas de evitar a proliferação do mosquito.

Os agentes do Programa Municipal de Combate à Dengue destacam que este ano, além da dengue, há duas outras doenças que reforçam a necessidade do controle do mosquito. Trata-se da zika e da febre chikungunya, que também são transmitidas pelo Aedes aegypti e pelo Aedes albopictus.

Apesar de Quaraí não ter registrado um único não se pode descartar a possibilidade de surgirem essas situações, caso a população não tome os devidos cuidados. “As três doenças apresentam sintomas semelhantes e são transmitidas pelo Aedes. Então, os cuidados para evitá-las são os mesmos e dependem essencialmente da colaboração de todos para evitar a infestação na cidade”, esclarecem.

O Ministério da Saúde reforça que a dengue está relacionada principalmente ao saneamento doméstico. De acordo com as estatísticas, no Brasil, cerca de 90% dos focos do mosquito são encontrados nas residências. A secretária Municipal da Saúde, Izar Mirailh, ressalta que a Secretaria Municipal da Saúde realiza um trabalho rotineiro, durante o ano todo, fiscalizando todos os tipos de imóveis, inclusive os locais considerados “pontos estratégicos” – borracharias, oficinas mecânicas, depósitos de ferros velhos, etc. –, que são monitorados com maior rigor e frequência. “Mas a melhor arma contra a dengue é a mobilização de toda a sociedade, para barrar a reprodução do vetor”, garante.

Nesta sexta (12) o 5º R C Mec em conjunto com os agentes de saúde do município de  Quaraí, realizou uma capacitação  de militares e agentes de saúde do município com a intenção de orientar e esclarecer sobre as atividades do Dia Nacional de Esclarecimento ( sábado 13) e o do Mutirão de descontaminação (de 15 a 19 de Fevereiro) que será realizada no município.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *