Tempo muda no Rio Grande do Sul a partir de domingo, e semana começa com chuva

O tempo vai começar a mudar novamente em especial no Rio Grande do Sul a partir do próximo domingo (15), após uma semana de calmaria em relação a temporais na região, mas de muito frio. A forte massa polar trouxe eventos extremos como neve na serra catarinense e temperaturas negativas nos três estados do Sul.

O ar está bastante seco sobre a Região Sul, mas a chegada e a formação de novas áreas de instabilidade vão possibilitar a intensificação da chuva sobre o estado do Rio Grande do Sul no início da semana.

No domingo, uma frente fria deve avançar pelo mar na altura do litoral gaúcho, enquanto um novo sistema de baixa pressão atmosférica estará atuando entre o Paraguai e o norte da Argentina. “Essa combinação de sistemas muda a circulação de ventos sobre o estado gaúcho aumentando a chance de pancadas de chuva”, afirma a meteorologista Marina Vieira.

No sul gaúcho podem ocorrer pancadas de chuva com raios e trovoadas entre à tarde e a noite. Já na parte central do estado e na região da Grande Porto Alegre, a chuva é esperada para a noite. Localmente a chuva já pode ser forte, mas o maior crescimento da instabilidade é esperado a partir de segunda-feira (16).

 

Fonte: Climatempo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *