Vereador promove adequação do tema Meio Ambiente – Energia Eólica.

O vereador Renan Bender, que tem trabalhado de maneira objetiva, buscando resultados principalmente na questão da energia eólica, esteve, novamente, reunido com o Secretário de Minas e Energia Lucas Redecker, bem como, com o Diretor de Inovação e Fontes Alternativas, Sr. Carlos Augusto Almeida, o Gerente de Planejamento e Programas, Sr. Eberson Silveira e com o representante dos proprietários de terras de Quaraí, o Eng. Agrônomo Ivo Wagner, tratando do tema: “Instalação de Aero geradores no município de Quaraí” e o antagonismo deste processo quanto ao aproveitamento de nosso potencial natural para produção de energia eólica, com a proposta de Criação de Reserva Ambiental no Cerro do Jarau.

“Na primeira vez que estive em audiência com o Secretário Lucas Redecker, sugeri a ele que, se possível, nos concedesse audiência no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio, no dia 4, data em que as excursões, tanto do Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quaraí, estariam no local, o que facilitaria o encontro; como não foi possível, abriu-se nova oportunidade no dia 9 de Setembro e, nesta ocasião, a meu convite, participou da reunião o Ivo Wagner, grande conhecedor do tema referente à possibilidade de criação desta Unidade de Conservação Ambiental no Serro do Jarau, que poderá atingir uma área superior a 17 mil hectares”, explica Renan.

Segundo o seu próprio relado, enviou toda a documentação, que buscou junto ao Dr. Ivo Wagner, aos assessores técnicos da Secretaria, referentes à “Proposta de Criação de Unidade de Conservação do Cerro do Jarau, em Quaraí – RS”, bem como, Instrução Normativa, que trata do tema e, quando da própria audiência, a Secretaria de Minas e Energia já tinha a prefeita noção do antagonismo que se apresenta quanto à instalação de Aero Geradores e a questão ambiental.

“Como vereador de Quaraí, sugeri ao Secretário Redecker a intercessão junto à secretária de Meio Ambiente, a Srª. Ana Pellini, para que o processo de criação de Reserva Ambiental, em Quaraí, fosse suspenso. Salvo em dizer que a resposta obtida, junto ao Secretário de Minas e Energia, é que o processo de Criação de Unidade de Conservação no Jarau, até o fim do Governo Sartori, esta suspenso, mas que, como sociedade, devemos permanecer organizados em defesa de nossos interesses, pois há a real intenção, por parte da FEPAM, que seja criado esta reserva”, avaliou o vereador progressista.

Na segunda- feira (14) o vereador esteve reunido com o Sindicato Rural de Quaraí, onde, após deliberação com componentes da diretoria do mesmo, ficou definido que devem promover a perfeita adequação do tema “Meio Ambiente/Energia Eólica.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *